terça-feira, 4 de novembro de 2008

Curiosidades Ortográficas

PORQUE, POR QUE, PORQUÊ ou POR QUÊ ?
a) PORQUE é conjunção causal ou explicativa:“Ele viajou porque foi chamado para assinar contrato.”“Ele não foi porque estava doente.”“Abra a janela porque o calor está insuportável.”“Ele deve estar em casa porque a luz está acesa.”


b) PORQUÊ é a forma substantivada (=antecedida de artigo “o” ou “um”):“Quero saber o porquê da sua decisão.”“A professora quer um porquê para tudo isso.”

c) POR QUÊ = só no fim de frase:“Parou por quê?”“Ele não viajou por quê?”“Se ele mentiu, eu queria saber por quê.”“Eu não sei por quê, mas a verdade é que eles se separaram.”

d) POR QUE1. em frases interrogativas diretas ou indiretas:“Por que você não foi?” (=pergunta direta)“Gostaria de saber por que você não foi.” (=pergunta indireta)2. quando for substituível por POR QUAL, PELO QUAL, PELA QUAL, PELOS QUAIS, PELAS QUAIS:“Só eu sei as esquinas por que passei.” (=pelas quais)“É um drama por que muitos estão passado.” (=pelo qual)“Desconheço as razões por que ela não veio.” (=pelas quais)3. quando houver a palavra MOTIVO antes, depois ou subentendida:“Desconheço os motivos por que a viagem foi adiada.” (=pelos quais)“Não sei por que motivo ele não veio.” (=por qual)“Não sei por que ele não veio.” (=por que motivo – por qual motivo).

Um comentário:

@anandaeilanny disse...

aff professora suspense,era só pra aumentar os visitantes recentes, mas eu sabia que eu ia passar pois eu estudei,^^ me diz qual foi minha nota manda pelo orkut !!
~~ ^^
por favor!